Atividades

  • Acompanhamento acadêmico

O abandono e a evasão dos discentes para outras graduações é um quadro presente nos cursos das áreas de exatas, precisamente nos cursos de Física Bacharelado e Licenciatura, bem como a Engenharia Física, os quais são intimamente ligados ao ambiente do PET-Física. Esse fato ocorre devido às dificuldades enfrentadas pelos calouros nos primeiros semestres (como o segundo e o terceiro, devido à mudança da grade), seja no primeiro contato com um novo ambiente ou na desilusão quanto aos resultados das avaliações. Uma grande parcela dos acadêmicos desiste ou troca de curso devido às dificuldades encontradas nas matérias, como Vetores e Geometria Analítica e Cálculo I. Assim, o projeto do acompanhamento acadêmico, criado em 2017, busca sanar os problemas que os calouros encontravam nessas matérias. Dessa forma, busca-se que os alunos que ingressam na universidade sintam-se amparados quanto às dificuldades inerentes dos semestres por meio deste projeto de ensino.

 

  • Qualidade do Álcool

Esta atividade envolve a colaboração com o Laboratório de Tecnologia Farmacêutica (LTF) / FACFAN em Avaliação da Qualidade de Produtos para enfrentamento à COVID-19. No Controle de Qualidade dos produtos desenvolvidos no LTF para o combate à pandemia, tais como o álcool glicerinado 80% e o álcool etílico 77%, diversas propriedades físicas são importantes e devem ser caracterizadas, como a densidade, a viscosidade, o ponto de fusão de matérias-primas, dentre outras. A fim de promover a interdisciplinaridade de atuação e a colaboração entre grupos PET, os PETianos da Física poderão colaborar nessas atividades de Controle de Qualidade.

 

  • HOLOPET3D

A maioria dos filmes de ficção científica mostram, de uma forma ou de outra, aparatos tecnológicos futuristas que ainda não são realidade na época de seu lançamento. Exemplo disso é o dispositivo de comunicação portátil que está presente nos primeiros filmes do universo franquia “Startrek”, que só veio a se tornar realidade quase 7 anos depois. Não é difícil ver diversos filmes apresentando uma plataforma holográfica, simulando um computador, um mapa ou comunicação entre pessoas. O HOLOPET3D tem como objetivo divulgar de maneira ilustrativa os conceitos físicos envolvidos no processo de formação de imagens através de um experimento. O estudo desse projeto mostra que através da luz e suas formas de manipulação é possível montar um projetor de holograma e divulgar a ciência de uma forma amistosa com o público jovem.

 

  • Solucionários e Resumos

Sabe-se que a taxa de desistência no curso de Física se encontra alta, principalmente em relação aos ingressantes do curso. Isso pode ocorrer por diversos motivos, desde a não adaptação ao curso e à complexidade das matérias referentes ao primeiro ano, como Cálculo e Geometria Analítica, que possuem uma grande quantidade de listas de exercícios e exigem métodos específicos para resolvê-los. Para sanar as dúvidas que surgem ao estudar o conteúdo, muitas vezes o aluno se encontra em sua residência, impossibilitando a presença em monitorias e atendimento aos estudantes, o que leva o aluno a procurar via internet explicações ou resoluções de exercício sobre a matéria. Porém, no decorrer dos anos letivos, os estudantes aprendem a realizar esses cálculos e acumulam os materiais de estudos que foram criados para estudar as disciplinas da grade curricular. Com o objetivo de contribuir no ensino dos alunos a partir do uso de resumos, solucionários digitalizados e encontrar um novo uso para os papéis utilizados pelos veteranos no curso, nasceu o projeto Solucionários e Resumos criado pelos integrantes do PET-Física. O número de voluntários e arquivos do banco de dados só vêm crescendo desde então.

 

  • PET-WorkShop

A atividade reúne minicursos e workshops para exposições de temáticas dentro da física e afins, com duração igual ou maior do que 4 horas. As palestras fornecem motivação e conhecimento para os estudantes. Porém, muitas dúvidas ainda restam após uma palestra e percebe-se que muitos acadêmicos se interessavam em se aprofundar ainda mais em certos conteúdos. Assim, a ideia central desta atividade é um maior aprofundamento em um tema específico na área de ciências exatas.

 

  • PET-Talk: Ciclo de palestras do PET Física

A atividade tem como objetivo organizar e realizar um evento com palestras, seminários, rodas de conversas e videoconferências com temas ligados à área da física, oferecendo assim uma formação diferenciada e oportunidades novas aos acadêmicos de graduação dos cursos do Instituto de Física da UFMS. Os temas escolhidos devem ter caráter formador do conhecimento científico e da abordagem dos atuais desafios dentro da academia e da sociedade. Caso temas de caráter social ou político sejam propostos, esses devem se basear no respeito à diversidade de opiniões. Uma comissão organizadora deverá ser criada, formada inteiramente por integrantes do PET-Física, que ao final da atividade possuirão formação diferenciada para, principalmente, organização de eventos. Isso visa o fortalecimento de determinadas habilidades dos membros da comissão, onde os seminários podem ser ministrados pelos próprios integrantes ou ex-integrantes do PET Física.

 

  • Semana da Física

Sabe-se que a multiplicidade de experiências é a chave para o combate à especialização precoce. Nesse sentido, a Semana da Física (SEFIS) proposta pelo Instituto de Física (INFI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma iniciativa que visa mitigar essa problemática à medida que divulga o conhecimento científico tanto para a comunidade do INFI e da UFMS quanto para o público de fora. Sendo de caráter anual, a SEFIS ocorre em três dias e reúne palestrantes de renomes nacional e internacional para ministrar palestras e minicursos sobre a atividade do físico no mercado de trabalho, na educação e na pesquisa. Abordando temas que não fazem parte dos programas obrigatórios dos cursos de graduação, o evento foca na exposição de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação do físico, proporcionando uma experiência ímpar no contexto da graduação tradicional.

 

  • Física Experimental

Desenvolver um projeto de pesquisa, seja ele individual ou coletivo, é essencial para alavancar a carreira científica de um bacharel em Física. Como tal, este deve se propor a trabalhar constantemente em prol do avanço da ciência e da tecnologia; mas isso implica em um objetivo bem definido, normalmente catalisado por direcionamentos tanto externos quanto internos. No entanto, a falta dessa orientação leva o indivíduo a uma desilusão profissional que culmina inextricavelmente no abandono do curso ou em uma formação superficial; é analisando esse cenário que encontramos a justificativa para esse projeto. A associação do acadêmico a um projeto de pesquisa coletivo com o qual ele se identifica eleva a qualidade de sua graduação ao passo que o mantém num possível rumo de atuação profissional.

 

  • Pesquisa Integrada

O desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico é amplo, há uma gama de grupos de pesquisas e orientadores que buscam graduandos para exercer essa atividade tão vital. No entanto, a sobrecarga sobre os PETianos que desejam fazer pesquisa é muito grande, pois ambas as atividades necessitam de 20 horas semanais de carga horária, tornando impraticável realizar as duas atribuições (PET e pesquisas) ao mesmo tempo, principalmente no final do curso, onde é comum que os acadêmicos comecem a desenvolver seu TCC. Nesse sentido, o PET-Física busca desenvolver um projeto que contemple os graduandos que exercem Iniciação Científica e/ou Trabalho de Conclusão de Curso. Dessa forma, as horas exercidas na pesquisa, também serão computadas como horas semanais do PET dentro do projeto, com um limite de até 5 horas. O projeto tem por objetivo incentivar os alunos a ingressarem na pesquisa, bem como dar a oportunidade dos PETianos de exercerem ambas as atividades que são importantes para sua vida acadêmica.

 

  • Jornal do PET Física

É notável que o conhecimento a respeito das pesquisas desenvolvidas no Instituto de Física da UFMS ainda possui alcance limitado. Nessa perspectiva, o Jornal do PET Física surge com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados no Instituto, promovendo entrevistas com estudantes e professores, reportagens protagonizando a ciência e tecnologia e informando sobre programas institucionais de interesse acadêmico. Este projeto tem como grande desafio instigar questionamentos relacionados à ciência e fomentar o interesse pela busca de conhecimento científico. Para ampliar a representatividade das minorias, este tem como uma de suas prioridades a divulgação de pesquisadores e estudantes negros, mulheres e LGBTQIA+.

 

  • Ciência Itinerante 2.0

A atividade surgiu do desejo dos estudantes do PET Física de utilizar o conhecimento adquirido sobre a ciência, em especial a Física, aliado à carência de projetos que buscam melhorias da comunidade em torno da universidade como um todo. Uma das maneiras de se fazer este tipo de interação é atuar como agente nas escolas públicas promovendo a ciência e tecnologia. Devido à pandemia da COVID-19 e seguindo as diretrizes MEC, adaptamos nossas atividades para os meios midiáticos atuais, utilizando as plataformas Instagram e Youtube para publicações dos experimentos. Para tal, vídeos demonstrativos são gravados na sala do PET- Física UFMS, seguindo as medidas de biossegurança da instituição, e, por fim, disponibilizados à comunidade externa.

 

  • e-PET

O e-PET é uma atividade que promove a divulgação dos trabalhos do PET Física nas plataformas das mídias sociais. Informando a comunidade externa sobre nossas atividades, esclarecer ideias científicas e expor a comunidade acadêmica para a sociedade brasileira. Com os avanços exponenciais da tecnologia nos últimos anos, o mundo adquiriu uma demanda maior de informações. Buscando atender um grande número de pessoas e compartilhar as informações de forma simples e abrangente, o PET Física pretende trabalhar sua divulgação de forma efetiva e estruturada nas mídias sociais como Instagram, Facebook e web site.