Atividades do PET-Física

  • Acompanhamento acadêmico

O abandono e a evasão dos discentes para outras graduações é um quadro presente nos cursos das áreas de exatas, precisamente nos cursos de Física Bacharelado e Licenciatura, bem como a Engenharia Física, os quais são intimamente ligados ao ambiente do PET-Física. Uma grande parcela dos acadêmicos desiste ou troca de curso devido às dificuldades encontradas nas matérias, como Vetores e Geometria Analítica e Cálculo I. Assim, o projeto do acompanhamento acadêmico, criado em 2017, oferece monitorias presenciais em dias e horários específicos, além da existência de um grupo de whatsapp 24h para resolução de exercícios e tira-dúvidas. Dessa forma, busca-se que os alunos que ingressam na universidade sintam-se amparados quanto às dificuldades inerentes dos semestres por meio deste projeto de ensino.

Atual líder: Nícolas Andrei

Participe do grupo e comece a tirar suas dúvidas:https://chat.whatsapp.com/D35W8lO2a7DKjVyqNgRM99

  • Cientificando

A divulgação científica é fundamental para a sociedade, assim como o acesso a exercícios e resoluções é importante para a formação dos estudantes de graduação. Com isso em mente, o PET-Física mantém o canal Cientificando, no YouTube, onde publica entrevistas e conversas com professores e pesquisadores, contribuindo para aproximar a ciência do público. O canal também disponibiliza resoluções de questões comuns nos cursos de graduação do Instituto de Física, suprindo a dificuldade de acesso a gabaritos e resoluções detalhadas.

Acesse nosso canal: https://www.youtube.com/@cientificandopetfisica

Atual líder: Bruno Rodrigues

  • Solucionários e Resumos

Sabe-se que a taxa de desistência no curso de Física se encontra alta, principalmente em relação aos ingressantes do curso.  Para sanar as dúvidas que surgem ao estudar o conteúdo, muitas vezes o aluno se encontra em sua residência, impossibilitando a presença em monitorias e atendimento aos estudantes, o que leva o aluno a procurar via internet explicações ou resoluções de exercício sobre a matéria. Porém, no decorrer dos anos letivos, os estudantes aprendem a realizar esses cálculos e acumulam os materiais de estudos que foram criados para estudar as disciplinas da grade curricular. Com o objetivo de contribuir no ensino dos alunos a partir do uso de resumos, solucionários digitalizados e encontrar um novo uso para os papéis utilizados pelos veteranos no curso, nasceu o projeto Solucionários e Resumos criado pelos integrantes do PET-Física. O número de voluntários e arquivos do banco de dados só vêm crescendo desde então.

Acesse o site do Sol: https://solucionarioseresu.wixsite.com/petfisica

Atual líder: Pedro Augusto

  • PET-WorkShop e PET-Talk

As atividades reúne minicursos, workshops e eventos que incluiem palestras, rodas de conversa e seminários para exposições de temáticas dentro da física e afins, com duração igual ou maior do que 4 horas. A ideia central destas atividades é um maior aprofundamento em um tema específico na área de ciências exatas, onde os estudantes podem ser ouvintes ou mesmo apresentadores de conteúdos que desejam passar adiante, bem como ter contato com experiências de antigos estudantes. O PET-Workshop e o PET-Talk também atuam na recepção de calouros, oferecendo acolhimento e orientação iniciais para os novos integrantes do Instituto de Física. Ambos projetos caminham lado a lado para incentivar cada vez mais o aprofundamento em diferentes áreas da física.

Atual líder: Marina Cecília

  • Semana da Física

Sabe-se que a multiplicidade de experiências é a chave para o combate à especialização precoce. Nesse sentido, a Semana da Física (SEFIS) proposta pelo Instituto de Física (INFI) da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) é uma iniciativa que visa mitigar essa problemática à medida que divulga o conhecimento científico tanto para a comunidade do INFI e da UFMS quanto para o público de fora. Sendo de caráter anual, a SEFIS ocorre em três dias e reúne palestrantes de renomes nacional e internacional para ministrar palestras e minicursos sobre a atividade do físico no mercado de trabalho, na educação e na pesquisa. Abordando temas que não fazem parte dos programas obrigatórios dos cursos de graduação, o evento foca na exposição de atividades relacionadas às diversas áreas de atuação do físico, proporcionando uma experiência ímpar no contexto da graduação tradicional.

  • Física Experimental

Desenvolver um projeto de pesquisa, seja ele individual ou coletivo, é essencial para alavancar a carreira científica de um estudante da Física. Como tal, este deve se propor a trabalhar constantemente em prol do avanço da ciência e da tecnologia; mas isso implica em um objetivo bem definido, normalmente catalisado por direcionamentos tanto externos quanto internos. No entanto, a falta dessa orientação leva o indivíduo a uma desilusão profissional que culmina inextricavelmente no abandono do curso ou em uma formação superficial; é analisando esse cenário que encontramos a justificativa para esse projeto. A associação do acadêmico a um projeto de pesquisa coletivo com o qual ele se identifica eleva a qualidade de sua graduação ao passo que o mantém num possível rumo de atuação profissional.

Atualmente, o projeto está sob orientação dos professores Marcus Varanis e Dorotéia Bozano, e realiza uma pesquisa sobre a dinâmica não linear aplicada a sistemas mecânicos, utilizando a Equação de Duffing como modelo central. A base do estudo é estritamente experimental, com o objetivo de identificar como as propriedades físicas reais influenciam as fronteiras de estabilidade, gerando diagramas de bifurcação e revelando a transição para regimes caóticos em osciladores forçados.

Atual líder: Luis Spengler

  • Pesquisa Integrada

O desenvolvimento de pesquisas no meio acadêmico é amplo, há uma gama de grupos de pesquisas e orientadores que buscam graduandos para exercer essa atividade tão vital. No entanto, a sobrecarga sobre os PETianos que desejam fazer pesquisa é muito grande, pois ambas as atividades necessitam de 20 horas semanais de carga horária, tornando impraticável realizar as duas atribuições (PET e pesquisas) ao mesmo tempo, principalmente no final do curso, onde é comum que os acadêmicos comecem a desenvolver seu TCC. Nesse sentido, o PET-Física busca desenvolver um projeto que contemple os graduandos que exercem Iniciação Científica e/ou Trabalho de Conclusão de Curso. Dessa forma, as horas exercidas na pesquisa, também serão computadas como horas semanais do PET dentro do projeto, com um limite de até 5 horas. O projeto tem por objetivo incentivar os alunos a ingressarem na pesquisa, bem como dar a oportunidade dos PETianos de exercerem ambas as atividades que são importantes para sua vida acadêmica.

Atual líder: Albert da Conceição

  • Jornal Quark

É notável que o conhecimento a respeito das pesquisas desenvolvidas no Instituto de Física da UFMS ainda possui alcance limitado. Nessa perspectiva, o Jornal do PET Física surge com o objetivo de divulgar os trabalhos realizados no Instituto, promovendo entrevistas com estudantes e professores, reportagens protagonizando a ciência e tecnologia e informando sobre programas institucionais de interesse acadêmico. Este projeto tem como grande desafio instigar questionamentos relacionados à ciência e fomentar o interesse pela busca de conhecimento científico. Para ampliar a representatividade das minorias, este tem como uma de suas prioridades a divulgação de pesquisadores e estudantes negros, mulheres e LGBTQIA+.

Atual líder: Ana Vitória Nunes

  • Ciência Itinerante 2.0

A atividade surgiu do desejo dos estudantes do PET Física de utilizar o conhecimento adquirido sobre a ciência, em especial a Física, aliado à carência de projetos que buscam melhorias da comunidade em torno da universidade como um todo. Uma das maneiras de se fazer este tipo de interação é atuar como agente nas escolas públicas promovendo a ciência e tecnologia. Devido à pandemia da COVID-19 e seguindo as diretrizes MEC, adaptamos nossas atividades para os meios midiáticos atuais, utilizando as plataformas Instagram e Youtube para publicações dos experimentos. Para tal, vídeos demonstrativos são gravados na sala do PET- Física UFMS, seguindo as medidas de biossegurança da instituição, e, por fim, disponibilizados à comunidade externa.

Atual líder: Sophia Bruck

  • e-PET

O e-PET é uma atividade que promove a divulgação dos trabalhos do PET Física nas plataformas das mídias sociais. Informando a comunidade externa sobre nossas atividades, esclarecer ideias científicas e expor a comunidade acadêmica para a sociedade brasileira. Com os avanços exponenciais da tecnologia nos últimos anos, o mundo adquiriu uma demanda maior de informações. Buscando atender um grande número de pessoas e compartilhar as informações de forma simples e abrangente, o PET Física pretende trabalhar sua divulgação de forma efetiva e estruturada nas mídias sociais como Instagram, Facebook e web site.

Atual líder: Giovanna Britto

  • English Club

A proficiência em língua inglesa é uma competência indispensável para estudantes e profissionais da ciência, especialmente na área de Física, onde a literatura, congressos, colaborações e publicações internacionais são predominantemente neste idioma. Pensando nisso, o English Club UFMS busca oferecer práticas de conversação, leitura e comunicação científica em inglês para alunos da graduação e comunidade acadêmica. Com encontros semanais para realização de diversas atividades, o projeto aceita todo tipo de público da universidade, e não somente estudantes do Instituto de Física, além de possuir um grupo de Whatsapp para uma prática de inglês fora das reuniões também.

Atual líder: Luis Spengler

Participe do grupo e comece a praticar seu inglês: https://chat.whatsapp.com/BkUViVU7EW7E2YIpunPRR8